quinta-feira, janeiro 11, 2007

Nesvita X Activia. Propaganda comparativa é pecado?







Por Raul Otuzi

Mal entrou e já saiu do ar o novo comercial da Nesvita, da Nestlé, criado pela Giovanni+DraftFCB. A juíza Renata Sanchez Guidugli, da 34ª Vara Cível, concedeu liminar à ação movida pela Danone, dona da marca Activia.

A juíza argumenta que a propaganda "caracteriza concorrência desleal". O comercial se passa em um supermercado. Uma consumidora que está com um iogurte Activia na mão em frente a gôndola do produto é abordada por outra, que diz mais ou menos o seguinte: "Humm, intestino preguiçoso, hein? Vem cá, você já comparou a tabela nutricional com o Nesvita?"

Daí ela pega o iogurte citado na gôndola e continua: "Nesvita tem menos calorias, menos gorduras e mais cálcio, além da fórmula exclusiva de ação simbiótica para regular o intestino. Ah, e é muito gostoso." Daí assina e encerra.

Logo que vi, pensei: vai dar Conar, liminar, etc. Pena. Eu gostei. Não tem nada de criativo, mas diferencia o produto. Dá razões fortes e racionais para a consumidora escolher Nesvita em vez de Activa. Algum mal nisso?

Afinal, propaganda comparativa é pecado?

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Quando os títulos dizem tudo






Por Raul Otuzi

Bela série de anúncios da DPZ para a novela Vidas Opostas da Record. O redator é Rodigo Leão, o diretor de arte é Fernando Fajardo.

Os títulos são engenhosos, bem construídos e nos fornecem informações precisas sobre a personalidade das personagens da trama, destacando seu principal ponto forte/característica diferenciadora.

Em tempos de produtos cada vez mais iguais, fica aqui uma dica: da próxima vez que você tiver um job, procure criar um título desse tipo para o seu cliente. Tente defini-lo com charme e estilo. No mínimo, a frase criada servirá de inspiração e estímulo, um bom ponto de partida para outros bons títulos.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Banco do... A melhor campanha do ano até agora


Por Raul Otuzi

O Banco do Brasil começou 2007 com uma bela campanha. Criada pela Artplan, mudou a fachada de 300 agências, rebatizadas de Banco do Raimundo, Banco do João, Banco da Maria, etc, para comunicar que é o banco mais próximo dos clientes. O slogan "Todo seu" é uma evolução do anterior: “O tempo todo com você”.

Ok. Esse posicionamento não é novo. O Itaú com o seu: "Feito para você" navega nas mesmas águas e há tempos. Mas a idéia das fachadas - juntamente com a ação na Internet (o cliente que acessa o site do banco é surpreendido com seu nome no logotipo do BB), bem como os comercias de TV (simples e bons), - chamou a atenção, gerou grande simpatia e recolocou o Banco do Brasil definitivamente na briga pelo título do banco preferido do brasileiros.

Tudo isso prova que a criatividade, ou seja, o como dizer é muitas vezes mais importante do que o que dizer. Sendo assim, vamos esperar como as campanhas da concorrência vão se comportar daqui para frente.

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Twix da AlmapBBDO. A melhor campanha de 2006


Por Raul Otuzi

Feliz 2007, amigos blogueiros!
Que este ano seja muito mais criativo, produtivo e venerável do que o nosso falecido 2006. Cá estou de volta após um longo e tenebroso inverno para finalmente atualizar o EhDUCA. Sim, estamos de volta. E o meu primeiro post do ano não poderia ser outro a não ser esse: um reconhecimento todo especial à campanha que, para mim, foi de longe a melhor dos últimos 12 meses.

Muito já se falou sobre ela, por isso aqui cabe apenas o meu registro e reverência. A campanha "Gritos" deu um banho de comunicação integrada, criatividade e humor. O seu nonsense conquistou os jovens desse país. Palmas para os personagens Carameeeeelo, Biscoooooito e Chocolaaaaaate.

Palmas para Gustavo Sarkis e Wilson Mateos, criadores dessa pequena obra-prima da publicidade. E palmas para Waldemar Thiago, que aprovou tamanha ousadia.