sexta-feira, março 03, 2006

Oui, Oui! Ribeirrón Prretô!













Por Henrique Tucci.

O sotaque ficou estranho, eu sei. Mas é que o anúncio logo acima, com essa pinta toda de estrangeiro, na verdade, é da nossa terrinha. Eu explico. A Bonjour Paris é uma escola de Francês de Ribeirão Preto que levou um leão de prata no Festival de Cannes 2004 com o filme "Ataque Cardíaco", criado pela DM9.

E o anúncio que reproduzimos aqui é parte da campanha criada pelos redatores Demir Karpat Polat e Miguel Benfica e pela diretora de arte Marianna Sá. O título diz: "Você já ouviu falar de beijo americano ou beijo inglês?". E logo abaixo, o curto texto encerra com a assinatura: "Aprenda francês. Bonjour Paris."

A campanha rendeu uma boa notoriedade para o cliente que levou o nome de Ribeirão Preto para o Palais des Festivals. Mas o burburinho maior ficou entre os brasileiros que estavam lá e achavam que a campanha e o cliente eram fantasmas. Agora que você já conhece uma parte da campanha, conheça a Bonjour Paris: www.bonjourparis.com.br.

A campanha fez bonito lá fora. Agora só falta mais pessoas a conhecerem por aqui.

Au revoir.

A ocasião faz a promoção.














Por Henrique Tucci.

Não existem peças de menor importância para o bom criativo. Mesmo pequenos espaços podem ser grandes oportunidades de transmitir a mensagem do seu cliente de forma inteligente e memorável.

A BBDO NY, por exemplo, não deixou passar esta chance de criar uma peça muito criativa para a FedEx, empresa de entregas expressas. A camiseta promocional faz parecer que a pessoa que a veste está carregando um pacote da FedEx. Os criativos conseguiram colocar a marca do cliente em evidência com graça e sutileza.

Grandes agências e clientes internacionais já entenderam a lição. Mas quem trabalha com propaganda no interior do Brasil aprende a enfrentar este desafio diariamente. Os pequenos clientes valorizam cada mala-direta, cada folder e cada centavo. E nós, temos que valorizar boas idéias, sempre.

Dedique mais tempo à criação de cada peça. Com um pouco de esforço todas serão mensageiras eficientes para a promoção do seu cliente.

quinta-feira, março 02, 2006

Entrevista exclusiva. Não percam!

Na semana que vem, o EhDUCA traz a primeira parte da entrevista exclusiva com um dos maiores criadores da publicidade brasileira. Um autor de sucesso, criativo premiado e um profissional que EhDUCA. Aguardem!