sexta-feira, dezembro 30, 2005

Um 2006 duca!

Quero desejar a todos um 2006 repleto de felicidade e realizações. E aproveito para deixar também um grande e público abraço ao meu amigo Raul, companheiro de profissão, de giz e de blog. Um profissional brilhante e uma amizade sem igual, que se revelou através de nossa profissão. Não montei nenhum texto de fim de ano porque suas belíssimas palavras no post anterior representam muito bem o Ehduca e dispensam qualquer esforço meu.
E por falar em esforço dispensado, aviso que estarei fora por uma semana. Mas fiquem tranquilos. O Raul com certeza vai manter todos vocês cheios de informações e textos maravilhosos.
Em 2006 estaremos juntos investindo ainda mais neste espaço para que ele se torne um verdadeiro ponto de encontro de comunicação.
Um sincero abraço e um 2006 duca para todos!
Tucci

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Quando você se olha no espelho.

Por Raul Otuzi

Essa é a nossa mensagem de fim de ano para vocês.

Quando você se olha no espelho
você não pode ver você.


Você tem que ver o mundo.
Todo ele.
Esse mesmo que nós conhecemos.
E um outro melhor, que você imaginar.
E mais uns três ou quatro diferentes,
que você mesmo cria aí na sua cabeça.

Quando você se olha no espelho
você não pode ver você
porque você é mais do que você:

Você é um mundo de possibilidades.

E se você olhar para o espelho e só ver
rosto, boca, nariz, olhos, barba, rugas, peito ou peitos
(sei lá se você é homem ou mulher,
que idade tem, qual o tamanho do seu espelho),
você vai ver muito pouco.

Não que você seja pouco.
É justamente o contrário:
Você é muito mais.
Por isso,
tem que enxergar mais.
tem que se enxergar mais.

Quando você se olha no espelho
tem que ver além do seu corpo,
tem que ver a sua alma.

Mas só isso ainda não basta.

Da próxima vez que você se olhar no espelho,
que não seja só para se arrumar,
espremer espinhas, pentear o cabelo.

Da próxima vez que você se olhar no espelho,
que seja com os olhos atentos e o coração puro,
cheio de orgulho e esperança.
Que assim seja e que então você veja:
Asas.
Palmas.
Festa.
Fé.
Música.
Milagre.
Mágica.

Que você veja:
Tudo o que você puder,
Tudo o que você quiser.

Um ano duca para você.

Previsões EhDUCA para 2006 - Parte II

Almap; F/Nazca; Dm9; Lew,Lara e Giovanni,FCB, não necessariamente nessa ordem, serão as agências que mais crescerão no País em 2006.

F/Nazca vai criar um filme fabuloso pra ela.


A Talent vai continuar sendo 'a agência' de planejamento do País.

Se Francucci continuar, a JWT será a mais premiada em Cannes.

Vai ter leão brasileiro em Cannes, com peça fantasma.

O vencedor do novo Big Brother ou vai posar pelado ou vai escrever um livro ou vai dizer que quer virar artista de novela ou vai virar garoto-propaganda ou tudo isso junto. Depois, só vai participar do Programa do Leão, na Band.


No carnaval, duas marcas de cerveja invadirão a mídia com jingles frenéticos, que serão hit nos trios elétricos de Salvador.

No Dia Internacional da Mulher, teremos 8.739 peças publicitárias destacando a importância, a força e a sensibilidade da mulher.

A exemplo de 'Atchim! Resprin.' 'É gripe? Benegripe!' 'Para ficar legal, o melhor é melhoral.' 'Apracur pra curar! Pra curar, Apracur!', etc, etc... perto do inverno, teremos mais um analgésico que vai tentar emplacar um bordão. Ão, ão, ao esse aí é campeão.

A promoção de vendas, a propaganda on line e o marketing direto vão continuar crescendo e roubando participação da propaganda dita convencional no chamado bolo publicitário.

O repórter Vesgo vai virar garoto-propaganda de alguma academia de boxe, depois de tomar mais uma bifa de algum artista inconformado com suas gracinhas.


Com isso, o Pânico vai consolidar a sua audiência na TV.


Milton Neves vai deixar de apresentar programas esportivos para se especializar de vez em programas de merchandising.

Pelé vai aparecer como garoto-propaganda da Coca-Cola na época da Copa. Isso se o filho Edinho não se envolver mais em nenhuma bobagem.

Também na época da Copa, vai entrar no ar um comercial ironizando a seleção da Argentina em prol da seleção brasileira.


Mas a onda politicamente correta vai continuar. O Conar vai bater recorde de reclamações. Vão reclamar do uso de celebridades, do uso de mascotes, do abuso de cores, do excesso de frases, da utilização de música, na propaganda.

Saia da Rotina. A Intelig vai ter que reavaliar toda a sua estratégia de comunicação para ganhar a simpatia dos consumidores.

Quatro ou cinco grandes anunciantes mudaram de agências. Não daremos nomes por respeito aos familiares. De ambos. Agências e anunciantes.

Quatro ou cinco grandes anunciantes mudarão seus slogans e, num rompante contra a mesmice, as palavras mais usadas serão: “Você”, “Vida”, “Feliz”.

A Daspu,
grife de prostitutas criada esse ano
e inspirada na famosa Daslu,
vai virar case de branding.

É isso. As nossas principais previsões para o ano que vem são essas, uma obra de ficção. Qualquer semelhança com nomes, fatos ou situações será mera coincidência. Rêrêrê.

Valeu, galera! Viva o bom humor. Um forte abraço do Raul Otuzi e do Henrique Tucci para vocês. Ano que vem a gente volta. E com muito mais.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Previsões EhDUCA para 2006 - Parte I

Imaginar cenários e projetar o futuro faz parte do dia-a-dia do publicitário. Por isso, aqui vão as principais previsões do EhDUCA para 2006. Umas mais sérias, outras nem tanto. Umas baseadas no senso comum, outras na experiência pessoal, em fontes fidedignas. Mas todas, graças ao binômio clichê/oportunidade, com altíssima possibilidade de se concretizar. Quem viver verá. Vamos a elas:

A Almap vai continuar fazendo um trabalho bárbaro para as Havaianas.

A W vai ressuscitar mais uma música do cancioneiro popular brasileiro para a Rider (e se for do Roberto Carlos, a artista vai aparecer no seu especial de fim de ano da Rede Globo). Sucesso!

O Lula vai perder as eleições, apesar do criativo mote: “Lula aqui”.

O PSDB vai eleger o novo presidente com um posicionamento genial: “Chegou a hora de mudar o Brasil”.



Marcos Valério vai virar comentarista político de um novo programa comandado por João Kleber, possivelmente na Rede TV.



Gugu vai alavancar a sua audiência com uma grande novidade: a escolha da ruiva do Tchan. Carla Perez e Sheila Carvalho aparecerão em alguns programas com o cabelo pintado de vermelho.

Graças ao nosso futebol, a brasilidade vai estar mais presente do que nunca na propaganda. E a exemplo do que ocorreu na Copa passada a maior briga deve ficar entre a AMBEV e a Coca-cola.

‘Ninguém faz igual’. Se o Guaraná Antarctica continuar com essa linha chocha de campanha vai continuar perdendo mercado para o Kuat, que está construindo uma imagem de marca mais moderna.

O mascote Assolan vai aparecer na TV dançando uma música que tem como tema a Copa 2006.

O mascote Assolan vai aparecer na TV dançando uma música popular de sucesso. Latino de novo? Apostamos no KLB. Ou Sidney Magal.

A Casas Bahia vai continuar sendo o maior anunciante do país e dominando a mídia com seus garotos-propaganda que vendem tudo pelo menor preço, com as melhores condições, as melhores ofertas, os melhores planos de pagamento e os melhores prazos. Ufa!

Apesar da forte investida da Brahma na Copa do Mundo, a Skol vai continuar dando um banho na concorrência, na badalada guerra das cervejas.


O grande Faustão vai ancorar uma grande promoção para uma grande marca tendo como mote a grande Copa do Mundo. "Ô loco, meu!"


Carlinhos Moreno vai chorar (de verdade) no comercial que vai marcar a sua volta à frente da Bombril. E isso vai render releases e mais releases. E propaganda gratuita para os lenços Scotch.

Salários no mercado publicitário devem aumentar entre 4% e 6% em 2006. Segundo um estudo de salários realizado pelo jornal especializado norte-americano Advertising Age.

Gostaram? A última previsão é boa e do nosso extremo interesse, hein? Mas veja bem: quem fez essa previsão foi o Advertising Age. Se não rolar um aumento para o lado de vocês, não temos nada com isso. Nadinha.

Até mais e aguardem a parte 2 das nossas previsões para 2006.

terça-feira, dezembro 27, 2005

E o melhor slogan de 2005 é...

Parece que o tom arrojado deste slogan da F/Nazca caiu no gosto da galera. Dos 22 votos válidos (gente que votou só uma vez, em slogans deste ano), tivemos 7 votos para o Unibanco, ou seja, 31,8%. Mais do que o dobro do segundo colocado. Lavada. Mas se tem quem goste, tem quem odeie. Muitos acham terrível, uma negação contra a própria categoria. E daí? É um slogan provocativo, desafiador. Por isso incomoda. Diferencia. Cutuca. Diante dele é mesmo impossível ficar indiferente (só para citar mais um slogan, este do Fiat Palio). E propaganda é feita para isso mesmo, não é? Despertar reações, atitudes. Afinal, já dizia a Bíblia: “Seja quente ou seja frio. Não seja morno que eu te vomito.”

Em segundo lugar, com 3 votos cada (13,6%) ficaram empatados:
Gol. Porque viajar de outro jeito se você pode voar?
Coca-cola light. A vida é você quem faz.
O slogan da Gol nós já elogiamos aqui. É muito bom. Na veia. O da Coca light também é bacana, com sua proposta de encorajar as pessoas. Mas desconfiamos que o comercial Aplauso é o grande responsável por esta escolha. Mais do que o slogan em si.

Em terceiro lugar, com 2 votos cada (9,09%), tivemos:
Fiat Idea. É hora de você ter um.
Sagatiba. A cachaça além da cachaça.
Terra. Qual é a sua?
Três bons slogans, mas que também tiveram apoio maciço da mídia. Aí a campanha é que ganha força. O Fiat Idea usou e abusou de mil e uma peças, inclusive na Internet. A Sagatiba lançou mão de teasers inteligentes para ganhar mais impacto. E o Terra com a música cantada pelo Arnaldo Antunes grudou no ouvido da moçada.

Tivemos ainda, com um voto cada (4,54%):
Brahma. Olé.
Coca-Cola. Viva o que é bom.
Kuat. Esse sabor pega.

E o resto? Bem, o resto ficou só assistindo. Até a NET TV a cabo, que não estava na lista foi lembrada com o slogan: o mundo é dos Nets, enquanto outros mais famosos foram ignorados. O slogan do Peugeot 206 SW a gente já esperava por causa do baixo recall de marca, mas grandes anunciantes como Banco Real, Volkswagen, Tam, Kaiser... sequer foram citados. Brastemp foi, mas para ser criticada. É, fica o alerta.

Por falar em crítica, o slogan do Bradesco foi o mais detonado. E aí vai o comentário da Fernanda: “O do Bradesco pode causar uma má impressão nos desatentos e analfabetos de plantão, pois o BradesCOMPLETO pode ser entendido como BraDESCOMPLETO. Tudo bem, eu sei que o certo é incompleto e estou forçando um pouco a barra, mas acreditem ou não, já ouvi alguns comentários sobre isso por aí. E, como publicitários, temos que pensar em tudo...”

Para finalizar, alguns slogans que não estavam na lista e que também foram citados:
Adidas. Impossible is nothing.
Aruba é do Caribe.
Fiat Stilo. Ou você tem ou você não tem.
Esses não são desse ano. Mas são tão bons, tão bons que continuam na cabeça e no bem-querer da gente. O que prova que um bom slogan fica, um bom slogan é o que fica.

Valeu pela participação, galera! Se os posts poderiam ser um pouco maiores em quantidade (culpa das férias, férias, êba!), na qualidade dos comentários eles foram perfeitos. Valeu mesmo!
E lembrem-se: o mundo trata melhor quem se veste bem. E quem se comunica bem. Sempre. Continuem participando.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

O melhor anúncio de Veja














Por Raul Otuzi

Brasil, meu Brasil brasileiro. Meu mulato inzoneiro. Vou cantar-te nos meus versos... Esse anúncio é povoado de mim, de você, de nós. É uma aquarela do Brasil. Mas longe de ser ufanista, é singelo. E daí vem a sua força. Força que rompe regras e tendências.

Não tem um título inteligente, aliás não tem título algum (mesmo com a propalada informação de que um título aumenta a taxa de leitura de um anúncio em até 5 vezes mais). Não tem ponto final no texto. Não tem uma direção de arte de vanguarda, modernosa. Não tem nada disso. Mas tem o principal: alma.

É um anúncio clássico de página dupla. A primeira com a imagem, a segunda com o texto. A imagem é uma obra dos artesãos Adriana Souza e Juliano Martins que retrata o espírito alegre do nosso povo através das suas casinhas coloridas. O texto tem uma levada poética, que encerra com o conceito: “Feliz Brasil para você.” Uma feliz união do Natal com o nosso País.

A direção de criação é de Jaques Lewkowicz e Marco Versolato, da Lew, Lara. Mas essa campanha tem dedo da W/Brasil também. Agências do mesmo grupo que dividem com extrema competência a conta da Natura. Por isso, a conta da Natura vai muito bem. Bem estar bem. Obrigado.